Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Desde a organização das informações até o aumento das vendas, veja como um CRM simplifica a rotina dos profissionais da área.

Muito se fala sobre como uma ferramenta de gestão do relacionamento com os clientes torna a vida dos gestores da área comercial mais fácil, proporcionando dados organizados para acompanhar o desempenho da equipe.

No entanto, além de facilitar o trabalho da gestão, um CRM também traz vantagens significativas para os vendedores. Com um software desse tipo à disposição, a equipe ganha em organização, produtividade, eficiência e pode aprender com seu próprio histórico de interações com os potenciais clientes, para citar apenas alguns benefícios.

Deseja saber mais sobre as vantagens de um CRM para os vendedores? Continue lendo!

5 vantagens do CRM para vendedores

Desde a organização das informações até o aumento das vendas, são inúmeros os benefícios do uso de um CRM para os vendedores. Conheça os principais:

Tenha informações bem organizadas

Ao adotar um CRM, a organização das informações é o benefício que os vendedores percebem mais rapidamente. Isso ocorre porque uma ferramenta desse tipo contém um painel com todos os dados relevantes sobre o histórico de clientes atuais e potenciais, metas e vendas realizadas.

Com todas as informações em um único local, os vendedores podem acessá-las rapidamente quando necessário. Essa organização é fundamental para ações mais estratégicas, como melhorar a produtividade e avaliar as razões para perdas, que serão discutidas nos próximos tópicos.

Aumente a produtividade

Para ser produtivo, é essencial ter processos bem definidos e rotinas bem documentadas. Além disso, os documentos devem estar a apenas alguns cliques de distância. No entanto, realizar isso sem uma ferramenta que centralize os dados é complicado.

Imagine a quantidade de planilhas, documentos e listas de tarefas necessários para documentar os processos da área comercial e organizar as informações dos clientes e potenciais clientes. E o pior é que cada arquivo é salvo em um local diferente.

No CRM, por outro lado, os vendedores podem contar com recursos de lista de tarefas e agenda para acompanhar as atividades diárias. Todas essas informações ficam centralizadas no mesmo sistema:

  • Lembretes de tarefas prioritárias
  • Contatos para follow-up de propostas enviadas
  • Primeiros contatos com novos leads
  • Registro de reuniões, ligações e e-mails
  • Anotações, informações cruciais e arquivos
  • Modelos de e-mails

Entenda por que as vendas são perdidas

Mesmo quando o vendedor faz um excelente trabalho, há situações em que o negócio não se concretiza. Isso pode ocorrer por várias razões, como a falta de orçamento ou o fato de que adquirir a solução oferecida não é uma prioridade no momento.

Identificar e compreender esses motivos de perda permite que o vendedor aprimore seu trabalho e até mesmo recupere oportunidades. Mais uma vez, o CRM é um ótimo aliado, pois possibilita o registro e a organização dessas informações. Na ferramenta, o profissional pode revisar os motivos de perda e o histórico das interações com os clientes. Com base nesses dados, pode refletir sobre os erros e acertos.

Se um potencial cliente diz que não pode comprar agora por falta de dinheiro, mas que terá o valor necessário em três meses, o vendedor pode fazer essa anotação no registro para abordá-lo novamente após esse período. Além disso, a venda será mais fácil, pois o contato já conheceu a oferta e demonstrou interesse.

Faça abordagens personalizadas

O ciclo de vendas envolve a prospecção, a qualificação, a apresentação da proposta e o fechamento do negócio. Em alguns casos, como nas vendas B2B, o ciclo de vendas tende a ser mais longo. Entretanto, é necessário ter cuidado, pois quanto mais longo o ciclo, maior o custo do processo de venda.

Existem diversas razões pelas quais uma venda pode demorar a se concretizar. Por exemplo, uma prospecção que atrai clientes que não se encaixam no perfil ideal, a falta de qualificação dos leads ou uma estratégia de nutrição de leads insuficiente.

É aqui que entra o CRM. Com a ferramenta integrada ao software de Automação de Marketing, o vendedor recebe um registro com informações sobre cada lead que precisa ser abordado. Isso permite avaliar se o contato pode ser abordado no momento.

Caso a resposta seja positiva, esses dados podem ser usados para criar uma abordagem de vendas personalizada, o que certamente contribuirá para reduzir o ciclo de vendas. O mesmo princípio se aplica à proposta comercial, que pode ser personalizada para atender às necessidades de cada potencial cliente.

Quando o vendedor percebe que o lead não está pronto para ser abordado, ele pode devolver esse contato ao marketing, para que possa ser trabalhado em uma oportunidade de contato comercial no futuro.

Venda mais para os clientes atuais

Com um bom CRM, o trabalho manual é reduzido, permitindo que os vendedores tenham mais tempo para se concentrar em ações estratégicas. Por exemplo, no relacionamento pós-venda, que envolve entrar em contato com os clientes atuais para verificar se estão satisfeitos com o produto ou serviço que adquiriram.

Essas interações não servem apenas para manter um bom relacionamento com a carteira de clientes. Através delas, os profissionais podem identificar necessidades e, com base nisso, fazer ofertas complementares de upsell e cross-sell.

Disponibilizar um CRM para os vendedores contribui para melhorar os resultados de vendas e também aumenta os ganhos dos vendedores, que muitas vezes trabalham com base em comissões. Isso os motiva a trabalhar com mais dedicação.

Leave a comment