O marketing de performance é uma estratégia de marketing digital na qual o pagamento dos anúncios ocorre de acordo com seu desempenho. Seu principal objetivo é otimizar recursos, permitindo a visualização de resultados em prazos menores. Sendo assim, ele compõe a gestão de campanha das empresas.
O marketing de performance tem como objetivo identificar se o investimento feito nas mídias digitais está dando retorno, envolvendo o uso de métricas, análise de dados e testes rigorosos para avaliar o sucesso e fazer ajustes com base nos resultados.
Em uma pesquisa realizada pela Ascend2, mais de 60% dos profissionais de marketing relatam que o marketing de performance é a estratégia de marketing digital mais eficaz em termos de geração de leads e vendas.
Essa abordagem baseada em dados permite que os profissionais do setor adaptem suas estratégias para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) e alcançar seus objetivos de negócios definindo KPIs de desempenho. Dessa forma, é possível otimizar as campanhas, pensando em ações mais assertivas e personalizadas para seus consumidores.
KPIs de marketing de performance
Impressões
As impressões são um KPI voltado à quantidade de vezes que o anúncio foi entregue ao público. Como ele considera a visualização, é comum acompanhar esse indicador em estratégias de branding.
Cliques
Os cliques apontam quantas vezes um usuário clicou no anúncio. Diferentemente do KPI anterior, ele traz uma visualização mais realista da interação do público. Inclusive, a relação entre as Impressões e os cliques pode trazer diversos insights ao anunciante.
Isso porque altos números de impressões junto a baixas taxas de cliques, ou Click Through Rate (CTR), podem indicar algumas falhas na estratégia, como:
- imagens de baixa qualidade;
- segmentação inadequada;
- palavras-chave definidas erroneamente;
- textos confusos.
Por outro lado, altos CTRs podem indicar o sucesso de uma campanha. Ainda assim, é interessante cruzar esses dados com os obtidos por meio de outros KPIs.
Leads
Total de leads gerados. Se a tendência for de crescimento, é provável que a campanha seja bem-sucedida. Isso tende a significar, por exemplo, que as Calls to Action (CTAs) foram posicionadas estrategicamente.
Visitas/Tráfego
Fonte da estratégia de inbound marketing que busca atrair visitantes para um blog ou site.
Esta métrica mostra se seus esforços de e-mail, SEO e mídias sociais estão gerando bons resultados. Além disso, é capaz de indicar os canais e as palavras-chave de melhor desempenho na campanha.
As principais vantagens e desvantagens de utilizar o marketing de performance no seu negócio
Como vimos até aqui, o marketing de performance é uma estratégia de marketing digital que se concentra em gerar resultados mensuráveis e tangíveis e, como qualquer estratégia de marketing, também possui suas vantagens e desvantagens. Veja quais são elas logo abaixo!
As vantagens da estratégia focada em performance
- Entrega mais conhecimento sobre a jornada e o comportamento do cliente;
- Oferece maior capacidade de segmentação do público;
- Possibilita o acompanhamento em tempo real dos resultados;
- Converte a lembrança da marca em vendas;
As desvantagens da estratégia focada em performance
- Quando utilizado em excesso, faz o seu produto/ serviço perder a proposta de valor que possui;
- Instiga dependência das plataformas digitais para obter resultados;
- Alta concorrência buscando pelo mesmo público;
- Dependência dos resultados imediatos, criando uma pressão para alcançar resultados rapidamente, o que pode levar a tomadas de decisão precipitadas.
Como aplicar o marketing de performance: 8 passos para ter sucesso com essa estratégia
- Defina seus objetivos de negócio
- Identifique o público-alvo da sua campanha
- Estabeleça os canais que serão utilizados para comunicação
- Defina os KPIs da campanha
- Determine o budget (investimento)
- Crie seus materiais (visual e verbal)
- Monitore os resultados periodicamente
- Faça o refinamento da estratégia
A Transforme-se Digital, possui equipe especializada na implantação desta importante estratégia em sua empresa. Entre em contato conosco para uma consultoria gratuita.